Foto do centro cultural igaraçu
logo_igaraçu - branco.png
  • ícone instagram branco
  • ícone facebook branco

ATIVIDADES ESPIRITUAIS

MEDITAÇÃO

As Meditações são palestras com a finalidade de colaborar para o desenvolvimento humano e espiritual de cada pessoa.

 

Dirigidas por um sacerdote, as Meditações abordam assuntos diversos, como virtudes, trabalho, estudo, família, amizades e outros temas que nos auxiliam a refletir sobre a nossa própria vida e nos ajudam a valorizar as pequenas coisas do dia a dia.

DIREÇÃO ESPIRITUAL

A Direção Espiritual faz parte da tradição da Igreja e está presente na vida de muitos cristãos. Ela é um acompanhamento da nossa vida espiritual por meio de conversas particulares. 

Mães, profissionais e estudantes que desejarem podem ter acesso à direção espiritual e conversas com um sacerdote sobre a sua vida de oração, seu relacionamento com Deus, suas amizades, desenvolvimento de virtudes e outros temas importantes para o crescimento espiritual. Também podem ser tiradas dúvidas sobre a fé e pedir conselhos sobre os mais diversos assuntos.

RECOLHIMENTO

O recolhimento consiste em dedicar algumas horas do dia, à oração pessoal e à reflexão sobre temas de vida cristã. O Centro Cultural Igaraçu oferece essa atividade não só à Jovens como também para Mães e Profissionais.

CONVÍVIO

Os convívios são realizados em grupos com o objetivo de desenvolver atividades de formação humana, cultural e espiritual. 

 

Os convívios possuem aulas de filosofia, atividades culturais e esportes, além de muita diversão.

RETIROS

Os Retiros são oportunidades para meditar com maior profundidade sobre diversos aspectos da nossa vida interior.

 

São dias de silêncio voltados para a oração, que nos levam a refletir sobre o nosso relacionamento com Deus, nossa vida familiar, nossas amizades, nossa fé, o sentido da vida, o trabalho e outros âmbitos fundamentais para o nosso desenvolvimento espiritual e pessoal.

OPUS DEI

A Obra de Deus é uma instituição da Igreja Católica fundada em 1928 por São Josemaria Escrivá, um sacerdote espanhol proclamado santo. O Opus Dei se baseia na crença que podemos alcançar a felicidade vivendo com Deus todos os dias. Sem deixar suas atividades profissionais e os afazeres cotidianos, todas as pessoas são encorajadas a semear a paz, a alegria e o amor através da caridade, do diálogo com Deus e o compartilhamento de sentimentos positivos.

O Opus Dei conta hoje com cerca de 90.000 fiéis espalhados por mais de oitenta países. São pessoas de todas as classes sociais e raças, maiores de dezoito anos e, na imensa maioria, não são sacerdotes da igreja. 

O Centro Cultural Igaraçu oferece, aos que o desejarem, atividades de formação cristã, a cargo da Prelazia do Opus Dei. Essas atividades incluem cursos de catecismo da Igreja Católica, palestras sobre temas de espiritualidade e a possibilidade de receber orientação espiritual.